Se for pegar origem, vindo do rock n'roll dos negros, abraçando a contracultura, movimento hippie, psicodélico, punk, metal do Sabbath e led Zeppelin flertando com ocultismo e satanismo. Por definição e identificação(não apenas pelo som, mas pela visão de mundo), esquerda.
Direita está mais relacionada a conservadorismo e um certo padrão de comportamento, o que é o oposto de contracultura, que o negócio é romper com o status quo e o aceitável pelo mainstream. Sex and drugs não me parece muito coisa de direita.
É igual rap. Boa parte, talvez esmagadora, seja esquerda, no sentido de preocupação com problemas sociais, pobreza, desigualdade, violência do Estado etc. Até se pegar os grandes ícones do rock, esmagadora maioria era esquerda. John Lennon e paul? Esquerda. Roger Waters e Gilmour? The clash, rage against, bad religion, Creedence, Neil Young, dylan( esse nunca se assumiu, mas as letras falam por si), pearl Jam, U2, system of a down.
Aliás, o grande problema do rock foi quando ficou comercial demais e jogou o underground e a originalidade pra escanteio. Movimentos artificiais, como o pop punk, post-grunge, nu metal, metal farofa, emo, que foram tentativas de pegar movimentos e estilos autênticos(grunge, metal, gótico) e tornar mais palatáveis para as massas, não sobreviveram por mais de uma geração.
A própria MTV se implodiu quando deixou a música em segundo plano pra virarcanal de reality show e cultura pop.
Hoje em dia tem rock de tudo quanto é jeito e pra todos os gostos. Tem roqueiro reaça, metal cristão, satanista, o caraio a 4.
Cara, eu acho que o rock é justamente um movimento que tá aí pra criticar!
Eles batem na esquerda e na direita.
Você vai ouvir um BYOB do SOAD e vê uma crítica dura a regimes ditatoriais, mas aí vai ver um rock pós Vietnan, e vai ver uma critica direta ao capitalismo kkkkkk
Rock não se prende a espectro político, existirão rockeiros de direita como Johnny Ramone Digão Johnny Rotten James Hetfield e etc e rockeiros de esquerda como Roger Waters Joe Strummer e etc e rockeiros apoliticos como Angus Young
Mas é interessante relembrar que o rock foi bastante censurado em regimes de esquerda
Em geral de esquerda, a maioria das bandas de rock mais ativistas são muito críticas aos conservadores e ao sistema capitalista que se aproveita dos mais pobres.
Mas isso não é generalizado, o rock crítica o sistema sempre que ele abusa do poder, seja o comunista ou o capitalista.
Depende do subgênero, né? Há vários tipos de rock, não é como se o rock só existisse um tipo.
Musica é uma expressão, não é um ditado.
Tem cantores que tem ideias consideradas progressistas (vistas como de esquerda), outros preferem uma pegada mais conservadora (vistas mais como algo de direita) e tudo bem, acho que todos podem ser bons. Quanta besteira isso de ficar dividindo a sociedade até nas musicas, filmes e etc..
Vamos deixar a política no campo da politica. Igreja e estado, é importante separar essas duas coisas.