Na sua opinião, imposto é roubo?

Imposto cobrado pelo governo é roubo? Estão nos roubando a mão armada e com formação de quadrilha?

Ou é extorsão?
anônimo
anônimo
16/01/2024 03h20

Não porque está na constituição do nosso país como um dever, portanto não pode ser

considerado roubo. Pagar impostos é, felizmente ou infelizmente, um dever de todos os cidadãos.

Mas moralmente falando, pode ser abusivo e injusto em algumas situações? Claro.

Particularmente eu não concordo com a quantidade e a forma que é cobrada impostos no Brasil, gostaria que nosso modelo tributário fosse mais ao estilo de Hong Kong, Coreia do Sul ou EUA, ou seja, focada mais na renda e patrimônio e não no consumo, uma vez que ao tributar o consumo, você penaliza mais as pessoas mais pobres e, isso também freia a cadeia produtiva e o consumo por um todo, uma vez que tributar excessivamente o consumo gera um fator inflacionário, encarecendo a oferta de produtos e serviços.

Qual seria o ideal e que já é aplicado em muitos países ricos e desenvolvidos do mundo? Você abre mão ou cobra menos impostos sobre o consumo de produtos e serviços para incentivar as pessoas a comprarem, penalizando menos os mais pobres, e ao mesmo tempo, cobrando impostos progressivos cada vez mais altos na renda, patrimônio, lucros e dividendos. Países ricos e desenvolvidos já fazem isso e, nem de longe, isso é um problema para a nação. Até nos EUA, o "paraíso capitalista" como alguns gostam de citar, eles cobram 40% de imposto de renda para poder reduzir o imposto sobre o consumo. Ou seja, pobres pagam menos e ricos pagam mais, nada mais coerente dentro de um país que busca justiça social.

Outra questão também é combater os privilégios e a corrupção, são fatores que acabam consumindo muitos recursos da união e dos estados que poderiam user usados para melhorar nossa infraestrutura, nosso policiamento, nossas escolas e nossos hospitais.

Fizeram a reforma tributaria, mas não mudaram o modelo tributário, ainda estamos dentro de um modelo tributário injusto e regressivo. O pobre vai ter que pagar ainda 27% de impostos (maior do mundo) sobre o consumo.