Depois de 40 anos, reforma tributária é aprovada e saímos da época das trevas. Qual a sua perspectiva?

Tivemos a oportunidade de ter o melhor sistema tributário do mundo, pagando apenas um único imposto. Mas infelizmente, os políticos e lobistas dentro do congresso não deixariam isso assim tão fácil, dividiram o imposto único em dois, e encheram o texto com excessões de setores privilegiados que poderão pagar zero imposto. Porém, mesmo não sendo a reforma ideal, é um avanço, tendo em vista que, atualmente, o Brasil possui um dos piores sistemas tributários do mundo, muito caro e complexo onde até tributaristas ficavam confusos. Agora, com isso, ganharemos um grau de competitividade. Acredita-se que essa reforma poderá ajudar a fazer o PIB crescer nos próximos anos. Uma pena que o tempo de transição será longo, eu gostaria que começasse já ano que vem, mas, nem tudo são flores.

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/depois-de-40-anos-o-brasil-tem-um-novo-modelo-tributario/
16/12/2023 15h15

Saímos de um sistema tributário atrasado.
Embora remendado destoando-se muito do que seria uma reforma

tributária ideal, é histórica considerando que teve o apoio de um presidente e ministro de esquerda.
Ela é especialmente importante pro desenvolvimento de muitas regiões no nosso país, obterão um salto no crescimento gradativamente.
A reforma tributária visa o futuro - e espero que seja de governança de esquerda.
Para mim o importante mesmo foi a tributação dos fundos exclusivos e offshores que terão impacto significativos durante este governo, ou seja no presente.