anônima
anônima
08/11/2023 12h53

Contra.
Empresas privadas visam apenas o lucro, se não lucram, não investem. Isso faz com que

levar o serviço aos menos favorecidos nao seja interessante para a empresa. Vide o que aconteceu na Bolívia entre 1997 e 2005. O serviço de agua e esgoto foi privado, ou seja, só tinha acesso quem conseguia pagar. O resultado foi a pior cobertura de agua e esgoto da América Latina durante o período.
Correios é outro exemplo. Bom ou ruim, o correio brasileiro consegue atingir TODOS o municípios do Brasil, não me refiro a grandes centros urbanos, não, me refiro ao pobre que mora no Cabrobó do Norte, em Serra Talhada, em municípios ribeirinhos com menos de 2mil habitantes. Será que é interessante pra uma empresa de logística privada manter uma agência nesses municípios??? E essas pessoas teriam acesso a correspondência como?
Poderia ainda citar bancos, SUS, energia elétrica e outros. Existem serviços básicos que PRECISAM pertencer ao estado, para que o povo como um todo tenha o acesso mínimo. Veja que não entro no mérito da qualidade, pq essa sim é questionável. Mas a grande questão é o acesso.
Não espere, querido @Nick_whic, que os usuários daqui tenham noção de como é a vida fora de suas bolhas coloridas regadas à wifi.