Acham justo condenar alguém em pensão por paternidade socioafetiva?

Aos que não sabem o que é isso, tentarei resumir. Uma pessoa, geralmente o homem (mas nada impede que seja mulher) começa a se relacionar com uma mãe solteira (excepcionamente acontece de ser pai solteiro), começa a ajudar nas despesas da criança (ajudar pagar escola, plano de saúde, alimentação etc), o relacionamento termina por qualquer motivo e a mãe da criança entra na justiça pra conden ...  (mostrar mais)
anônima
anônima
2a

É complicado, depende muito. Conheço casais que se separaram e o cara ainda quer continuar

vendo o cachorro...
Não é algo que as pessoas costumam pedir, já que as mulheres mal conseguem pensão do pai biológico (advogado é caro... justiça lenta, etc), mas óbvio que é possível de acontecer caso ela tenha certas condições financeiras e assessoria jurídica. Mas quem tem condições mesmo nem perde tempo com isso, pq implica em direitos do cara ver a criança e consequentemente ter que encontrá-lo. A não ser que a mulher esteja fissurada.
YusukeUrameshi
2a
Hoje em dia com uma faculdade de direito em cada esquina, advogado nao tá mais tão caro. Além do mais, muita gente pobre tem parente advogado que cobra um preço bem simbólico, fora a Defensoria Pública que é de graça.

Mas de fato é raro mulheres de condicao boa pedirem esse tipo de pensão na Justiça.

Normalmente quem pede é uma mulher pobre que se relacionou com um homem de classe media ou alta
YusukeUrameshi
2a
Tambem graças a proliferação das faculdade de direito em cada esquina, não é mais tão raro ver contratos advocatícios "ad exitum", onde o advogado só cobra um percentual, se ganhar a causa (não cobra nada se perder).