Já podemos dizer que vivemos em um mundo cyberpunk?

Com a tecnologia avançando a ritmo galopante, conglomerados corruptos e fundos de investimentos privados controlando e tendo mais poder que governos de países soberanos, crises sociais e econômicas, crises de legitimidade e constitucionalidade com governos colapsando e sociedades se dividindo em diversos locais no mundo, guerras e pandemias usadas pra justificar controle dos indivíduos e censura a liberdade de expressão etc... Podemos falar que já vivemos em uma realidade cyberpunk distópica em 2023 ?
06/10/2023 16h23

Cyberpunk se for como o gênero literário, não. Aí a tecnologia e o capitalismo colocam

as grandes corporações acima do poder do Estado, criando uma casta e gerando uma espécie de anarquia nas classes inferiores, onde não tem mais justiça, religião, cultura, direitos, é selva urbana. Se for como estética, não, só em rave, e em alguns lugares de cidades grandes. Muito lugar aqui ainda é rua de bairro, mal chega poste de luz, imagina aquele céu de neon estilo Blade Runner.

Cyberpunk tá atrelado a uma ideia de totalidade, não ter pra onde correr, seja no real ou virtual. Aqui ainda é o bom e velho imperialismo, apenas em alguns lugares há esse avanço e concentração de tecnologia.