07/06/2023 22h27

O país é grande, mas está tudo concentrado nas capitais e poucas cidades do interior,

ou seja, é muita gente disputando poucos lugares. O estado não fez o dever de casa em conectar o país e as pequenas cidades ao comércio nacional. Para isso, seria necessário investimento pesado em infraestrutura, coisa que nenhum governo até agora quer meter a mão, e assim ligar o país todo, favorecendo as pessoas se mudarem para cidades pequenas, e assim, desafogar as capitais e grandes centros.

Outro problema é a especulação imobiliária que ocorre, sobretudo, nos grandes centros. Um grupo de indivíduos com dinheiro compra uma parcela de imoveis em uma determinada região para vender ou alugar depois com o preço mais alto, e uma das consequências dessa prática é a elevação dos preços.

Um país sem uma política séria de habitação cria-se um arranjo selvagem para as pessoas que sonham em adquirir um terreno e/ou uma casa. O programa Minha Casa Minha Vida, ao meu ver, não corrige nem de longe o problema que temos com habitação em nosso país, o problema é muito mais complexo e deve exigir um esforço imenso do estado para o enfrentamento. E isso nem vai muito dinheiro, pode ser feito com empresas privadas mesmo, é mais uma questão regulatória e de planejamento mesmo.