01/06/2023 21h10

Depende da sua posição no grupo. Se só tiver gente mole, você incentiva. Só pode

cobrar quem também faz.

-Elogio em público, puxão de orelha em particular. Por mais aue a pessoa ssteja errada, ela tem ego e sentimento, a humilhação a tornará sua inimiga. A empatia e ajuda a tornarão uma aliada.

- coloque cada um onde melhor contribui. Alguns tem facilidade com um assunto. Tem que ter olho bom.

- de forma semelhante, não implique com o método, desde que dê resultado. Fulano prefere fazer relatório ouvindo música, ou rende mais trabalhando na calada da noite? Entregando o combinado no prazo, tá ótimo.

- evite panelinha fofoca, nada de gracinhas e piadas internas com a colega gorda ou com o rapaz mal arrumado. A interação deve ser em harmonia com o coletivo. Um happy hour, um aniversário, um churrasco. Coisas simples que criam um vínculo humano.

- não existe diferença politica, de religião ou o que seja quando o assunto é comida. Faça um agrado, coisas simples como pedir uma pizza e dar uma pausa e descontrair por uns 10 minutos melhoram o humor que é uma beleza.

- o banco dos favores tem os maiores juros. Ajude sempre que puder, para ter uma carta na manga com todo mundo. Nunca se sabe quando precisará de um favor, que alguém faça algo mesmo a contragosto só porque é pra você.