Meio socialista o Brasil já é kkk. Hoje em dia, até a China aprendeu que
ser sossa não cola muito bem e partiu para um capitalismo mais agressivo. Hoje em dia, você ter uma empresa na China é lucratividade na certa, não a toa que muitos empresários norte-americanos abrem suas fábricas na China para aproveitar suas milhares de isenções fiscais, leis trabalhistas semiescravistas, e etc...É óbvio que o capitalismo Chinês é meio tóxico, mas é o que gera melhor competitividade no mercado internacional. Afinal, todo mundo quer lucrar, do rico até ao pobre, lucro é tudo para todos.
O comunismo é algo mais radical, meio anarco. Mas eu acho que é impraticável, como o anarcocapitalismo.
De qualquer forma, o Brasil se beneficiaria e muito se abrisse seu mercado, e conseguisse se tornar mais competitivo. Mas enquanto o Brasil perde tempo com discursos miseráveis, e ranço subdesenvolvimentista, países espertos fizeram liberalizações em seu país e investimentos em infra e estão enriquecendo.
Países como Cingapura, China, e etc.. nos mostram que, se fechar para o mundo é a pior besteira, o certo é partir para luta, desenvolver um país exige investimento certo, tomar medidas concretas para fortalecer as empresas nacionais, criar mecanismos que gerem competividade, e oferte segurança jurídica aos investidores estrangeiros. É isso, e mais nada.
O Brasil não é um país desenvolvido porque não "quer", porque ficamos presos a esses discursinhos infantis ultrapassados. Enquanto a américa latina chora porque é "explorada" pelos EUA, a China fabrica os copos que os norte americanos tomam a sua cerveja kkk