09/02/2023 16h50

Depende. Obviamente hábitos e alimentação saudáveis tendem a oferecer benesses ao organismo como um todo.

Mas até mesmo os alimentos podem ser grandes contribuidores para tal. Qual são os efeitos dos transgênicos que ingerimos? Diversos alimentos e ingredientes do nosso dia a dia, presentes em nossa casa, possuem aquele "T" com fundo amarelo nas embalagens, alertando sobre a composição do item. Não sabemos ao certo suas implicações na saúde humana, e isso é uma grande incógnita.

Fora os inúmeros aditivos, conservantes, agrotóxicos e outras coisas usadas e aplicadas em diversos alimentos, sobretudo os enlatados e processados. Mesmo os naturais, como frutas e verduras, podem ter altas doses de insumos químicos, sobretudo aqui, já que o Brasil é o país que mais os utiliza. Vastas monoculturas tendem a ser alvo de grandes pragas, ainda mais com o sistema adotado aqui no país há algumas décadas e fomentado pelos governos. Para o controle destas pragas, utilizam-se toda essa quantidade de insumos, que não são apenas nocivas a elas. Que nem veneno de rato ou barata. Qualquer um que ingerir uma dose suficiente pode morrer envenenado. Imagina agora pequenas doses ao longo dos anos enquanto comemos tais alimentos. Quais os efeitos a longo prazo?

Sistemas mais ecológicos, como a agroecologia, que não produzem em massa, é verdade, além de serem mais sustentáveis, contribuem e muito para a segurança alimentar. Entretanto, boa parte do PIB brasileiro é sustentado pelo agronegócio, pelas commodities, e como nada se fez para diversificar a matriz econômica, realmente se torna difícil haver uma ruptura neste sistema, pois somos dependentes dele. A elite agrária desde os primórdios exerce influencia na polícia nacional, e já foi responsável por derrubar governos ou conduzi-los conforme suas demandas.

Por fim, há diversos outros elementos (já citados por outros) que podem suscitar ao surgimento de um câncer: genética; poluição atmosférica; estilo de vida...