Você conhece a origem das expressões idiomáticas brasileiras?

Conhecer a origem dessas expressões é conhecer as dores, as glórias e as vergonhas da própria história.

Antigamente, quando os negros eram traficados nos navios negreiros, era comum durante o trajeto, fazerem greve de fome, pois já sabiam que seriam condenados à uma vida degradante.

Assim, perder a "mercadoria" durante o trajeto representava um grande prejuízo aos traficantes, por isso eles enfiavam comida guela abaixo dos negros com o auxílio de um artefato de madeira.

Daí a expressão "nem a pau".
anônimo
anônimo
11/01/2023 21h50

"vixe e "oxe" surgiram de "Virgem Maria"

Tanto que até hj falam "vixe maria"

"oxente" é

a contração da expressão "oxe gente"

"criado-mudo" era o nome de um escravo que ficava do lado da cama do senhor observando ele dormir, caso o senhor se acordasse e pedisse algo ele teria de ir urgente buscar. A sua língua era cortada caso ele falasse algo, daí veio o nome "criado-mudo"

"hamburger" era o nome, em inglês, de algo vindo de Hamburgo

Isopor é uma marca que vende um tipo de plástico que se expande no calor. Acabamos chamando esse plástico de Isopor, mesmo que sendo comercializado por outra marca.

Cotonettes é uma marca registrada da Jonhssons e Jonhssons. Na verdade o nome do produto é "hastes flexíveis"

Durex era um nome de uma marca muito famosa de fita adesiva. (O engraçado é que a marca Durex em Portugal vende preservativos kkkkk @cherrygirl)

Xerox é uma marca consolidada de produtos eletrônicos (gabinetes, pcs, monitores e etc...). Mas seus produtos de maior sucesso são as impressoras e copiadoras (que inclusive, foi invenção dela)