Autodestruição x Autoconstrução

Exemplificando, uma mulher que apanha do marido, mas que não o abandona porque depende financeiramente dele, tem filhos, não tem pra onde ir. Manter esse relacionamento é uma escolha autodestrutiva,certo? Por acomodação, inércia, medo ela escolhe não sair dessa situação nem arrumar um emprego, pedir ajuda a alguém, ou seja, continua atada ao sofrimento.
Por fim, vocês acreditam que exista prazer no sofrimento? Que temos mais tendência a nos destruirmos do que crescermos?
04/08/2015 11h57

Sim, manter uma relação como no exemplo só vai fazer com que ela não tenha

amor próprio. Lugar pra ficar sempre se pode contar com um amigo ou parente até se estabelecer financeiramente e provavelmente os filhos ficariam com a mãe e receberiam pensão.

Não acho que exista prazer no sofrimento mas sim uma incapacidade, seja por quais motivos, de não perceber o que está acontecendo.

Agora quanto a destruir ou construir isso depende de cada pessoa, tem pessoas que só sabem se destruir, mesmo quando constroem algo positivo e não percebem o que fazem, conheci uma pessoa assim, mas ela fazia por achar que não merecia a felicidade. Outros destroem algo mas aos poucos constroem algo mais forte. Não creio que exista uma pessoa que só cresça sem nunca ter tido um baixo.