Me ajudem a (tentar) entender essa atitude dele?

Ele me viu e se apaixonou por mim, veio atrás e começamos a nos conhecer. Eu sempre o achei bonito, mas não tinha interesse em ficar com ele (nem com ninguém) e disse isso desde o início... porém, ele começou a se aproximar cada vez mais e eu comecei a enxerga-lo com outros olhos. Ficamos, uma, duas, varias vezes. Comecei a me apaixonar por ele e foi recíproco. Mas infelizmente eu tenho muito medo de me relacionar sério com alguém, sofri muito com relacionamentos, e disse a ele que não queria compromisso. Sempre, s-e-m-p-r-e disse a verdade a ele, mas mesmo assim ele insistiu, me pediu uma chance e eu pedi um tempo para que eu me acostuma-se com a ideia.
Depois de uns dias disso, descobri que ele estava usando o Tinder e fiquei bem chateada, mesmo sem ter compromisso. Brigamos, eu me afastei um pouco mas logo decidi esquecer isso e ficar com ele. Percebi ele se afastando, mais frio, houveram algumas discussões e quando fui dizer a ele que queria uma relação séria, que tinha decidido...
anônima
anônima
anônima
anônima
20/10/2017 21h10

... que tinha decidido definitivamente pensar apenas no presente e futuro, ele disse já não

saber mais o que queria.
Começou a parar de me responder, hoje não fala mais comigo e não olha pra mim na faculdade.
Ele alega que desanimou com as discussões, que está passando por problemas profissionais e pessoais e que não está pronto para um relacionamento, e jura que não tem outra pessoa.

Um detalhe: ele era louco por mim, completamente apaixonado e demonstrava dia após dia isso. Essa história tem 5 meses.
Vocês acham que é vingança? Não tem mais volta?
Até 15 dias antes dele dizer não querer mais, ele me fez uma carta dizendo que me amava, me deu chocolate e flores.