Segundo o Banco Mundial e o site Heritage, o Brasil ainda é um dos piores países para se fazer negócios e empreender, não apenas pelo complexo sistema regulatório, mas suas intermináveis burocracias e dificuldades até mesmo para se pagar impostos. Além disso, o Brasil não oferece segurança jurídica aos investidores, fazendo com o que todo negócio se torne um "negócio de risco", afastando para bem longe não apenas a competição, mas os investimentos estrangeiros. Por essas e outras razões, o Brasil já vive um grande período de desindustrialização nacional.
Para agravar a situação, além do país não oferecer segurança, liberdade e incentivos a iniciativa privada, pouco investe em setores de tecnologia e inovação. As industrias nacionais são ignoradas pelo publico e as pequenas acabam sufocadas pelas maiores, ou seja, zero chance de haver inovação no país.
Fonte: https://bit.ly/2CtSGKg
Uma comparação meio sem sentido. O PIB eh soma de toda riqueza do País produzida
em um único ano, e não o valor do Brasil em si. Enquanto esse eh o valor total da Apple, q pode ser facilmente depreciado. A mesma Apple que quase quebrou nos anos 90.Mas concordo q o Brasil tem sérios problemas econômicos, os quais vc citou: burocracia, sistema tributário caótico e a insegurança jurídica.