Com mania de perseguição, a pessoa se sente perseguida por todo mundo, sempre acha que estão falando ou rindo dela e vai tirar satisfações com as pessoas, convivo com uma pessoa assim que faz tratamento a anos e mesmo assim está sempre com essa mania. Sempre se invoca com todo mundo e por isso as pessoas se afastaram dela.

anônima
Eu convivia com um cara assim, e é muito chato mesmo.
Ele não gostava de ninguém,
e ninguém gostava dele.Mas ele me parecia um pouco traumatizado por já ter sido feito de bobo no passado.
E o pior é que o pai dele era o inverso, era do tipo que achava que todo mundo era bonzinho, e as vezes os outros passavam a perna nele. Era muito engraçado as discussões dos dois kkkk.
Mas respondendo tua pergunta, tenta conscientizar ele com argumentos lógicos, de que ele está viajando, e que o mundo não é uma teoria da conspiração em que o objetivo principal é foder com a vida dele.
E mesmo que você tenha que ser ríspida pra dizer isso, diga que ela não é tão importante quanto pensa, e que muitas dessas pessoas que ela pensa que tentam prejudicar ela, na verdade estão cagando pra ela. (Não precisa usar as mesmas palavras que eu, mas deixe claro pra ele a ideia que tentei passar aqui).