A Apple é uma empresa que trabalha apenas com celulares top de linha, já o
android é "emprestado" pelo Google para ser instalado em várias marcas, modelos e configurações diferentes e isso pode gerar uma menor otimização do sistema comparado com o iOS.Você deve levar em consideração alguns fatores que fazem o iPhone um ótimo celular, primeiro porque TODOS vem com o último processador aBionic da Apple, que é considerado o processador mais rápido do mercado. Segundo que o sistema é o mesmo usado em todos dos produtos da Apple, fazendo com o que haja maior estabilidade do sistema, usando menos memória RAM e ao mesmo tempo entregando um ótimo desempenho. E terceiro ponto relevante é o suporte oferecido pela Apple, ela garante 5 anos de atualizações no seu celular, ou seja, você compra um top de linha e ainda tem garantia de atualizações de sistema pelos próximos 5 anos posteriores, coisa que nenhum Android faz.
Enfim, é inegável que a Apple sabe fazer celulares bons, fluídos, rápidos e atualizados, no entanto por se tratar de celulares "premium", o preço costuma ser bem salgado, até mesmo para os padrões no exterior. Se o dólar já está caro, imagine para um americano pagar 800~1000 dólares em um celular? Para eles isso é bem caro! Então vindo ao Brasil custa 6x mais.
Para o brasileiro isso realmente complica, porque embora o celular seja bom, o preço é muito salgado, e será que o preço vale a pena o ganho? Bom, depende! Geralmente não porque as pessoas cansam e trocam de celular em menos de 3 anos, então pagar um absurdo para trocar de celular logo é burrice, a não ser que a pessoa seja bem de vida e esteja despejando dinheiro, enfim...
O problema do Android é a fragmentação, a Google simplesmente não impõe regras mais rígidas aos fabricantes de celulares para que eles atualizem e coloquem hardware minimamente decentes. Como pode em pleno 2020 ter Android 10 com 2 GB de RAM? Eu uso Android e gosto, mas a Google tem que impor se quiser bater legal no iOS.