Estou pensando em largar a medicina

Atuo como médico na área de emergências em um hospital público de SP desde 2016, e de lá pra cá já presenciei coisas que não recomendo a ninguém.

Desde o começo do mês eu vi a área da saúde mudar completamente, todos aqui estão apavorados e paranoicos. Do dia primeiro de abril até aqui, eu já presenciei 60 mortes por conta da COVID-19, e vocês não fazem ideia do quão triste é ter que dar essa notícia para as famílias. No momento eu estou de folga, mas não consigo dormir pois tudo o que vem a minha mente são aqueles corpos espalhados pelo hospital e as pessoas passando mal.

De alguma forma eu perdi o gosto pela minha profissão, não sinto mais vontade de entrar naquele hospital e nem de vestir aquele jaleco.
anônimo
anônimo
19/04/2020 02h52

Quando essas coisas acontecem, eu penso: melhor o paciente estar com alguém para ser cuidado

do que completamente largado. Eu penso: mesmo que eu não tenha condições de salvar o paciente (como já chegou a ocorrer com três dos quais acompanhei nos meus três meses de internato, que tinham câncer em fase muito avançada), o simples fato de eu estar cuidando deles já é algo que vai reduzir o sofrimento. Pode ser um momento para você melhorar habilidades para lidar com a morte, é um processo que sempre pode ser menos sofrido, sobretudo se há preparação sobre isso com o paciente e a família, quando se chega na fase de "tratamento modificador da doença" vs "medidas de conforto".
Apesar de nunca ter ido a uma emergência, entendo que é o nível de atenção em que há maior frequência de agressividade, e deverá haver mais coisa para se "digerir", então, talvez seja bom você priotizar plantões mais leves, como os de USF frente aos de emergência e de UTI. Bem, reconheço que em épocas de COVID-19, é difícil encontrar serviços que não sejam de emergência, mas em algum momento, isso deverá acabar.
Outra coisa bem importante, antes de tomar sua decisão: quando você pensa em desistir mas prossegue, provavelmente a concorrência vai ser menor no futuro, o que pode levar você a uma vida melhor.