Saimos anteontem p/ um restaurante e ele começou a ser sincero com a garçonete... falou que a massa da comida estava queimada e aquilo não dava certo depois começou a falar da bebida, dizendo que não tinha comparação com a de outro local que ele foi q é especialista. Eu tava rindo mas foi sério, essa sinceridade toda é normal?

anônima

anônimo
15/12/2019 17h34
Acredito que é bem comum que muitas pessoas mascarem o que pensa. Todo mundo
faz isso a algum nível, e é até matéria pra psicologia: a persona, máscara que você mostra ao mundo.Como humanos, nos adaptamos de forma a nos unirmos socialmente e formarmos grupos, para facilitar a sobrevivência. Isso remonta a tempos remotos, quando vivíamos da caça, coleta, e o confronto físico era uma constante. Dessa forma, estratégias como esconder seus motivos e pensamentos calha bem por dois motivos:
1. Primeiro, interpretamos que precisamos agradar o próximo e evitar que seus sentimentos e dignidade sejam feridos, de maneira que não sejamos postos à margem da sociedade e "corramos risco de morrer" nas condições tão inóspitas da natureza
2. Segundo, somos também suspeitos das outras pessoas quando não a conhecemos por intuir que elas sejam possíveis ameaças. Assim que as conhecemos, baixamos a guarda e nos abrimos, por nos certificar de que a pessoa não constitui problema a nossa existência.
Claro, uma porção de gente entende que esse medo social e só uma reação natural, e consegue controlar a resposta emocional, ou até mesmo ignorar. Esses são os destemidos cheios de "chutzpah"