Existem mesmo grandes diferenças entre as pessoas do passado e as do presente no tocante a relacionamentos?

Respostas de pessoas de mais idade, que passaram pelo menos a juventude nos anos 90, ou que acompanharam de perto conhecidos passando por essa fase, têm maior importância.

É comum vermos usuários citando as diferentes exigências dos homens e das mulheres do passado e como eram mais adequadas e "corretas" que as exigências das pessoas atuais quando o assunto é relacionamento.

Mas realmente existem essas diferenças? E se existem, são significativas? E quais são?
23/04/2019 10h12

Existem muitas diferenças sim.
A maior delas é a "liberdade".
Que pode ser interpretada de várias formas.

No

tocante a casamentos por exemplo, décadas atrás uma separação era traumática.
As pessoas se aguentavam pela vida toda.
Mas veja bem, como muitas pessoas nem cogitavam a separação, se seguia a vida.
Hoje, a liberdade individual faz com que as insatisfações no casamento tomem um peso difícil de aguentar, e por isso, um maior número de separações.

Com o tempo, essa tolerância (ou a falta dela) foi passando aos namoros.
Realizar planos de realização pessoal hoje em dia é mais importante que ter um relacionamento e por isso, namoros cada vez mais curtos. Poucas pessoas compram os perrengues do relacionamento.

Some a isso, o conceito dos relacionamentos líquidos.
Se eu tiver um namorado(a) eu deixo de poder ter todos os outros... e essa é uma escolha que a geração de hoje não curte fazer, prefere-se ter todas as escolhas disponíveis (mesmo que só virtualmente, afinal vc não terá tudo) do que fazer uma única escolha e se contentar com ela.

A parte boa de tudo isso é exatamente não ter que aguentar relacionamentos fadados ao fracasso, com pessoas acomodadas. A liberdade da mulher de poder tomar a frente ao escolher um relacionamento.

Acho que não podemos medir com a régua do passado o nosso tempo.
Os tempos de antigamente tbm tinham seus demônios...