Vale a pena estudar em uma uniesquina?

Um faculdade barata digo, de modo perjorativo.

Eu sei que o que importa não é a escola em si, mas sim o que se aprende, mas essas faculdades baratas são confiáveis? Elas ensinam bem, eu vi que existem lugares que não aceitam quem vem dessas faculdades de pobre.
17/02/2026 03h23

Vou falar 1 pouco mais da minha área (a jurídica) e depois tentarei expandir pra

outras (pelo que ouço falar não é muito diferente).

De 1 modo geral, os alunos dessas faculdades são ruins, não por conta da faculdade em si, mas pq a maioria dos alunos que entram nessas faculdades nunca tiveram o hábito dos estudos. Contudo, se eu falo de um modo geral, é lógico que tem exceção. Tenho 1 amiga que estuda em uniesquina e estuda muito. Conheço outra que também estudou em uma e hoje é advogada da união. Contudo, você tem no máximo 2 ou 3 que estudam muito pra cada turma de 60 alunos ou mais.

"Elas ensinam bem"

acredito que ensinem melhor que na pública. Problema é que nao adianta a faculdade ensinar bem, se o aluno não estuda.

"eu vi que existem lugares que não aceitam quem vem dessas faculdades de pobre."

Desconheço lugares assim, mas penso que deveriam existir.

E concluindo sobre a area juridica, de um modo geral, quem sai dessas faculdades entende muito pouco de Direito. Contudo, existem pessoas que tem 1 conhecimento técnico muito pequeno, mas tem excelentes habilidades de marketing e conseguem enriquecer por conta dessas habilidades. Conheco vários exemplos. Se vc tem boas habilidades de marketing, vale a pena fazer Direito até nessas faculdades ruins e nem precisará estudar muito de Direito (se vc estudar o básico do básico, conseguirá passar na prova da OAB. Se vc conseguir ser 1 aluno mediano, a prova da OAB será uma brincadeira de criança pra você).

Conversando com pessoas de outras areas, elas me falam que isso também acontece. Existem ex-alunos dessas faculdades ruins que tem pouco conhecimento técnico (pq estudaram pouco na faculdade), mas que enriquecem por saberem "vender bem o peixe delas".