Eu sou totalmente sem opinião política, mas gosto de ver a de vocês.
Não é questão de achar. Tem que ver os dados.
Melhorou: menor taxa de desemprego
da série histórica. Recorde de emprego com carteira assinada em 2025, 39 milhões. Redução no desmatamento, recorde de financiamentos de casas. Brasil saiu de novo do mapa da fome e insegurança alimentar. Usando o argumento de liberal safado que baliza tudo pela economia, bolsa de valores batendo recorde, bem como investimento estrangeiro no país aumentou, sendo 2025 o maior desde 2014. Finalmente saiu a insenção do imposto de renda pra galera que ganha até 5 mil e redução pra quem ganha até 7 pila. Piorou: mesmo com aqueles leilões do Serasa, programa Desenrola, dívida das famílias aumentou. Recorde de morador de rua, mesmo com recorde de financiamento no minha casa minha vida não é o suficiente pra segurar gentrificação massiva das capitais. Esse fenômeno é mundial, aliás.
Medidas de médio-longo prazo como a reforma tributária, Nova Indústria Brasil e os estoques reguladores da Conab, o impacto só vai ser sentido nos próximos anos, então não tem como colocar como melhoria agora. Mas foram decisões acertadas.
A melhora na economia é o famoso voo de galinha: fim da pandemia e redução do desemprego. O desafio agora é como aumentar a produtividade, sendo que não haverá mais tanta gente desocupada entrando no mercado de trabalho, o que foi grande responsável pelo crescimento do PIB acima do esperado pelo mercado.
Outro ponto é a queda na taxa de juros que o Banco Central sinalizou em março, que passou o governo inteiro acima dos 10%, difícil demais algum setor crescer expressivamente desse jeito. Pega aí a indústria, cresceu 3% em 2024, mas só 0,7% em 25. Crédito alto encarece importação, empréstimo, consumo, investimento produtivo(mais rentavel aplicar em título de dívida).
No geral esse Lula 3 foi mais pra estabilizar o desastre que foi o combo pandemia + governo Bolsonaro. Não tem lá muito merito, qualquer orangotango faria um trabalho depois daquilo.