Dizem que na época a elite paulistana tinha um ranço tremendo de povos que eles
consideravam "pobres e inferiores" e isso entendia-se como nordestinos.A elite carioca também tentou, mas a paulistana foi a que mais foi a fundo nisso, os tais "faria limers".
Diferente da carioca que é mais "chucra", a elite paulistana queria vender dinheiro por "conforto". É tipo assim, venha cá que eu te ajudo e em troca você some da minha frente com tua família kkkkk
Essa campanha foi muito forte que hoje criou-se um preconceito com pessoas de outras regiões, principalmente os que eles consideravam inferiores (nordestinos).
Muita gente tem ódio da elite paulistana por causa disso, a campanha com nordestino foi forte, tão forte que criou-se esse mito todo ai que nordestino é mais violento, é mais pobre, é mais isso e aquilo..
Quando na verdade, não tem absolutamente nada a ver, os faria limers só queriam se livrar dos pobres que eles consideravam um "peso" pra eles, um "incomodo", digamos assim...
O preconceito contra nordestino não é justificável, e a pobreza em estados nordestinos é algo muito histórico e estrutural. É um povo sofrido que apanhou muito de governos que apenas exploraram a região e devolveram nada em troca. É algo muito mais profundo do que simplesmente "votou em Lula/ou votou na esquerda", por isso é uma região pobre.
