As redes sociais já causaram impacto negativo na sua vida?

Nunca fui muito das redes sociais, tenho mais pela pressão externa kkkk. Na faculdade sinto que é algo meio essencial para fazer conexões. Porém, ano passado comecei a notar alguns malefícios que algumas redes, sobretudo o insta, trouxeram pra minha vida.
Tenho minha conta desde 2022, mas só fui começar a usar mesmo ano passado. Notei que o consumo de reels começou a dispersar mais minha atenção para leituras e estudos, também notei o quanto a comparação com a vida dos outros estava me deixando pra baixo, o que foi catapultado pelo FOMO (fear os missing out), aquela sensação de não querer ficar de fora das notícias e rolês que você vê a galera postando.
Após um término de namoro, decidi me afastar por um tempo das redes, sobretudo depois de o maldito algoritmo só me jogar conteúdos de término, o que só me deixou mais na merda kkkkk. Nesse tempo dei uma estudada no assunto, vi que o Brasil é um dos países que mais consome as redes sociais. Nós brasileiros gastamos em média 9 horas diárias na internet (coisa p krl), e estudos revelam que a dopamina barata dos conteúdos, a dependência da validação externa das redes e a comparação (aliada ao FOMO) podem desencadear quadros de ansiedade e depressão (consequência do excesso do uso das redes).
Não estou dizendo que as redes são de todo ruim, mas muitas vezes podemos nos afundar mais por conta delas (obviamente o segredo para isso, assim como para a maioria das coisas é equilíbrio e moderação). Enfim, só minha opinião. Queria saber qual a opinião de vocês sobre os malefícios das redes, o que acham sobre isso ?
OBS: na minha visão as plataformas que mais podem desencadear os sintomas que descrevi são o insta e o ttk. Outras eu acho mais equilibradas, como o youtube, o qual eu adoro (mas em excesso também faz mal).
28/01/2026 01h20

Essa sensação de achar que estou perdendo algo é real mesmo, mas quando entro não

consigo ficar mais do que 10 minutos, então olho e saio, fica meio chato dps. Acho que faz muito mal mesmo e é uma das piores coisas dessa época que vivemos.