28/12/2025 21h50

Depende do filme antigo e do filme atual. E dos critérios. Fotografia, atuação, direção, enredo,

efeitos especiais, efeitos práticos, efeitos sonoros? Existem bons e maus filmes em todas as épocas e gêneros.

O cinema de antigamente bebeu muito da literatura, a grande maioria das grandes obras já foi adaptada de grandes clássicos, dezenas de vezes.

É difícil fazer comparações. Assim como na música, os grandes clássicos de gêneros estabelecidos surgem perto da criação do mesmo. Rock antigo é melhor que atual, metal, samba, hip Hop. O mesmo raciocínio vale para o cinema. Terror, faroeste, ficção científica, por exemplo, os grandes clássicos que lançaram as bases já foram feitos. É difícil revolucionar o que já está consolidado no gosto popular.

Também entra a sua própria evolução como consumidor. O valor sentimental, de entretenimento, filmes meia boca parecem geniais quando você não tem referencial. Depois de ver muito filme, seu sarrafo aumenta.

E a questão da própria indústria. Cinema é uma arte que tá diretamente ligada a bilheteria. Tendências, valor artístico, tudo isso é secundário. Existem muitas apostas seguras e pouco espaço para arriscar. Ainda mais em era de politicamente correto, cancelamentos. Artistas estão pisando em ovos.

Existe gente hoje em dia que não suporta assistir filme mudo, preto e branco, por exemplo. No fim é tudo um grande tanto faz.

Eu curto é filme bom, seja de onde e quando for: