Na minha opinião, o problema maior não é tanto a escala 6x1, mas a jornada
semanal de trabalho, essa sim é exaustiva.Hoje eu trabalho na escala 5x2, mas parece que trabalho muito mais do que no meu outro trabalho que tive que era 6x1.
O Brasil de hoje não tem capacidade econômica competitiva pra mudar pra uma escala menor só porque os legisladores acreditam que ela vai ser melhor, entende? Isso é tão subjetivo.
Conheço muitas pessoas que trabalham até na folga porque gosta, outros nem é tanto porque precisa de dinheiro, mas porque quer, porque quer ter mais dinheiro no bolso, é mais querer do que precisar.
Se eu fosse um legislador, ia tentar uma proposta mais flexível, que ajudasse o trabalhador sem prejudicar os pequenos negócios.
Por exemplo, reduzir a jornada semanal de trabalho de 44h para 38~36h seria um imenso avanço e aumentar o valor pago por hora extra trabalhada de 50% para 70~80%. Isso ajudaria os trabalhadores, daria descanso e mais dinheiro, sem prejudicar o empreendedor. O cara ia ser "forçado" a pensar numa estratégia, dando flexíbilidade e não imposição. Ele poderia escolher em dar um dia de folga ou reduzir a carga diária de trabalho, e se forçasse com hora extra, teria que arcar com custos maiores por cada hora extra, isso ajuda o trabalhador, mas não sufoca o empreendedor.
Impor o fim de uma escala 6x1 é uma imposição extremista e fora da realidade pra o Brasil. Países que o aplicam são desenvolvidos, possuem uma economia forte e estável, essas mudanças conseguem ser absolvidas melhor pelo mercado. Nosso país já é instável por natureza, tem uma insegurança jurídica absurda, dai você faz isso, vai prejudicar ainda mais o micro e pequeno empreendedor, dar mais forças as grandes empresas, sobretudo as multinacionais, e prejudicar o trabalhador que, alguns serão mandado embora para que a empresa contrate outros pagando um salário menor.
É triste ver um debate tão sério sendo tratado como debate de time de futebol, mas fazer o que, é BR