Em sua opinião, quem é considerado "pobre", afinal?

Como VOCÊ define a pobreza, considerando que muitas pessoas se identificam com essa condição, mesmo sem receber auxílios ou apresentar uma renda oficialmente baixa? Quais aspectos devem ser levados em conta para reconhecer alguém nessa situação? O salário mínimo, por exemplo, muitas vezes incompatível com o custo de vida, pode fazer com que uma pessoa não seja classificada como 'pobre' segundo os critérios de renda utilizados em programas sociais, mas ainda assim enfrente dificuldades para se alimentar corretamente, estudar ou adquirir bens essenciais ao longo do mês.

Por fim: você se considera alguém pobre?
04/11/2025 00h24

Chamar carne de mistura é um ótimo sinalizador de pobreza. Brincadeira. Considero pobre todo aquele

que não possui o suficiente para se reproduzir biologica e mentalmente de forma saudável.

No Brasil, boa parte da população sofre ou já sofreu com insegurança alimentar. É vergonhoso. Pessoas adoecem mentalmente em escalas de trabalho que as esfolam. O transporte público é precário. O salário mal dá para o básico, que dirá para o lazer.

Penso que políticas públicas de assistência social são úteis e necessárias para mitigar a pobreza e a miséria; porém, limitam-se a isso.

Combater a pobreza, de fato, somente com um projeto de desenvolvimento das forças produtivas: industrializar, sair da dinâmica primário-exportadora. E não uma industrialização qualquer, subordinada aos países centrais, mas uma industrialização nacional, de ponta a ponta — produzir desde as máquinas até os insumos. Investir em tecnologia, na qualificação da mão de obra etc.

Mas, na conjuntura atual, esse tipo de debate não tem espaço. O excremento neoliberal é o que impera.