tem emprego suficiente para todos e alguns para não ficarem desempregados vão exercer outras funções muitas vezes são até de escolaridade com ensino médio, consideram isso contraditório?
O país precisa focar numa política séria de reindustrialização, esse é o problema.
Também não
adianta ficar formando pessoas a torto e a direito se peca na qualidade e nas oportunidades disponíveis no mercado. Há muitas empresas no Brasil precisando de profissionais sim, alguns até trazem profissionais de fora quando exige alta complexidade técnica, mas são profissões pouco incentivadas pelo poder público. Isso faz me lembrar algo aqui na minha cidade, o governo estadual fez um projeto de dar cursos profissionalizantes a cidadãos de baixa renda, então muitos escolheram operador de empilhadeira, de repente, estourou de gente com curso. Antigamente, se você juntasse uma grana e fizesse um curso de empilhadeira, arruma trabalho rapidinho, mesmo sem experiência. Hoje, aqui, uma cambada de pessoas tem o bendito curso, e dai as empresas precisam aumentar os requisitos para as vagas como, cursos extras, experiência de 1 ano, e etc...etc...
Ou seja, no fim das contas, não adianta o governo ficar distribuindo cursos, se não tiver vagas para suprir essa demanda, só vai forçar as empresas a aumentar as exigências. Hoje em dia, você vê vagas de aux. escritório pedindo até inglês fluente e um monte de baboseira, simplesmente porque o mercado está cheio de profissionais apto a exercer tal vaga.
Tudo isso tem que ser muito bem planejado, não adianta o governo ficar distribuindo cursos e etc... se não vier acompanhando de uma reindustrialização séria, aumento de produtividade e consumo, e geração de emprego... Só vai gerar um monte de gente com diploma e desempregado, ou subutilizado.