Por que assassinos são mais atraentes que inocentes?

Digo isso nos filmes, series, livros. Sempre me pego indo assistir ou ler algo por causa deles, é a primeira coisa que me chama atenção
Ill
14/10/2025 21h09

Mexe com o imaginário humano.

Pessoas normais gostam porque são coisas que não têm intenção

em fazer. Por isso tanto sucesso em jogos como GTA V, Red Dead Redemption, Postal 2, Hatred, e assassinos em filmes. Coloca elas em uma simulação segura do que gostariam de fazer ou ver.

É um assunto bem complexo de explicar, porque envolve psicologia e cultura. Mas de forma geral, ver coisas violentas e moralmente proibidas de forma segura (por meio de uma tela numa experiência fantasiosa) mexe com instintos primitivos de luta ou fuga (ficamos ansiosos, como medo ou raiva de muitas cenas, mas não estamos sujeitos a nenhuma consequência real ou imediata). Ocorre que, por sabermos que não estamos cometendo nada e não sujeitos à perigo real, gera descarga de dopamina. Ou seja, é prazeroso visualizar coisas que nos parecem de outro mundo, pois somos curiosos, e muitas vezes gostamos de imaginar situações extraordinárias de forma segura.

Nós humanos sempre nos atraímos muito pelo que é proibido, porque mexe com sensações de novidade, aventura e excitação. Além do mais, o moralmente ruim, ou a maldade, aparenta ser mais sensual porque mexe mais fortemente com o poder absoluto e desenfreado - com instintos primários como luxúria, poder, prazer, beleza, conquista, vaidade, etc - bem como com os nossos instintos e gosto pela força e pela poder sob a forma de violência e domínio. Além do mais, a mídia retrata assassinos, muitas vezes, como pessoas inteligentíssimas, bonitas e aparentemente normais. Esse contraste gera atratividade. Porém, essas coisas são idealizações do mundo midiático para atrair nossa atenção aos vilões. A maioria dos assassinos por aí são feitos, burros, impulsivos, estranhos e não têm metade das qualidades que são colocadas em assassinos de séries, filmes, animes ou jogos. Se fossem retratados sempre da forma mais realista possível, o imaginário popular jamais se atrairia demais por eles.