30/09/2025 08h30

Sem dúvida,

CLT normalmente tem as seguintes características:

- Você vai ganhar um valor fixo até ganhar

uma promoção
A promoção não depende de sua evolução na empresa, mas na necessidade, budget de sua área e da vontade de seu gestor. Se ele quiser promover a secretária/amante dele no seu lugar, ele pode.

- Será predeterminado em contrato anteriormente qual será o tipo de trabalho.
Se for Remoto, Presencial ou Híbrido. Remoto é Home Office, possibilitando a liberdade geográfica e híbrido é o que a maioria das vagas de home office são, você vai 3 dias presencial, e fica em casa 2.

- A "Estabilidade" também é oferecida no regime CLT
Essa falsa estabilidade é o que ainda atrai muitas pessoas para esse tipo de regime, pois diferente dos vinculos de PJ, autonomo ou MEI, o CLT terá garantias de que o salário deve cair, e se atrasar, ele pode processar. O CLT quando é demitido, ele tem direitos trabalhistas.

Porém, no Brasil em que vivemos, sabemos que os impostos são altos, eu mesmo, ganhava em folha 4k700, mas recebia 3.000. E ainda a empresa dividia, pagava 1700 no dia 4 e 1300 no dia 20... isso era péssimo, era cobrado o imposto 2X no meu salário, mas eu não podia escolher. E quando fui demitido, parte desse imposto foi restituído em recisão, então foi algo bom.

Atualmente, para se conquistar a liberdade financeira, você não precisa ganhar um salário de 10 mil reais, você só precisa gastar menos do que você ganha, assim, você terá liberdade financeira pra comprar coisas. O problema é quando a pessoa ganha no CLT 1800 reais, ninguém vive bem com 1800 reais.

E a liberdade geográfica é o sonho de conquista de muitas pessoas que vivem em cidade grande, poder viajar o país ou até outros países enquanto trabalha, isso é maravilhoso... mas precisamos ser realistas, esse padrão de vida é alcançado apenas por quem persiste, a maioria dos brasileiros se contenta com migalha.