Preciso de conselhos para lidar com questões familiares!

Oii gente então, serão dois contextos, agradeço quem puder ler e me aconselhar, de uns anos pra cá a relação do pai e da mãe deteriorou, tipo meu pai é ignorante com ela, não bastasse a mãe dele que é outra pessoa ruim, estava morando com a gente, e tipo ela já foi embora ainda bem, mas meu pai só magoa minha mãe, e isso é complicado, pois ela chora e chora, minha irmã desrespeita ela e não quer nada com a vida, ela tem 16 e eu tenho 20, tô trabalhando, estudando pra concurso e fazendo faculdade, quase não paro em casa por conta da rotina, mas me preocupo com minha mãe, ela tá operada e se recuperando então ela não pode dar a volta por cima agora, só mesmo aguentar tudo e chorar, as vezes penso em pagar aluguel e não estar na presença do meu pai mais sabe, e quero que minha mãe venha na vida sabe, ela merece ser feliz, tanto sofrimento, tantas ajudas que ela deu as pessoas, cara é complicado tudo isso, e o segundo contexto tem a ver com isso também, minha mãe pensa em ir embora da cidade junto conosco quando houver melhoras condições financeiras, já eu, não sei se quero ir agora, pois faltam 3 anos de faculdade, mas se ano que vem eu conseguir a aprovação no concurso, eu vou embora e tranco a faculdade, pois o cargo é na capital e não no interior, e onde minha mãe e meu pai se encaixam nesta história? Levo eles e minha irmã pra morar comigo ou sigo minha vida própria, pq daqui uns anos quero casar também e formar família né, sei lá gente, é muita informação, tentei resumir isso tudo, agradeço se leu até aqui
26/09/2025 14h20

A história da sua mãe é triste, mas é a história dela. Ela casou com

o seu pai porque quis. Óbvio que isso não justifica as ações dele, mas relacionamento entre seu pai e sua mãe, é problema deles.

De novo, você não concorda com o que sua irmã faz. Mas o relacionamento entre sua mãe e sua irmã é problema delas. Elas resolvem.

Foque em resolver seus problemas e pense a longo prazo o que deseja. Se pretende morar sozinho no futuro, já deixe isso claro para a sua mãe. Ela poderá morar contigo por um período, mas precisa ter a visão que ela terá que se virar sozinho no futuro.

Cada um paga pelas escolhas que fez. Sua mãe precisa pagar pelas delas.
Cuide das suas escolhas. Um dia você também pagará por elas.