Por onde eu começo pra sair dessa vida? O que vocês fariam nessa situação? Estou desesperada!

Meus pais sempre foram EXTREMAMENTE controladores e sufocantes, apesar de serem boas pessoas. Agora aos 21 anos, não sei pegar um ônibus sozinha, e nem fazer nada cotidiano,comprar, socializar, nunca trabalhei, nunca saí, nunca me diverti,nada. Igual um bicho. Às pouquíssimas vezes que fiz algo,foi porque eu fugi.

Acho que estou depressiva, porque sinto vontade de me matar todo dia,e uma tristeza inexplicável. Além da minha saúde não estar muito boa. E viver com eles é um inferno por causa do meu irmão, não tenho paz nem um instante,e ele agride, é agressivo,mal posso conversar dentro da minha casa, não pode nada,fica tudo a mercê dele.

E agora acho que tenho síndrome do pânico ou algo semelhante, pois sinto um desespero e um medo terrível de tudo,de todos,e de enfrentar tudo que não sei,medo de não conseguir sair dessa vida,de não ser capaz. Vejo as pessoas e começo a querer passar mal fisico. Muitos traumas e sofrimento psicológico, crises de choro, sensação de desmaio,ou desmaio.

Eu deveria ir ao posto primeiro procurar psicólogo e cuidar da saúde? Ou tentar aprender essas coisas na marra,aos poucos? Ou antes de tudo tentar procurar um emprego e trabalhar?

Me ajudem por favor com bons conselhos, estou desesperada. Por onde eu começo pra sair dessa vida? O que eu faço primeiro? O que eu faço?
25/09/2025 19h48

Dourada eu te entendo nessa situação, minha mãe tbm era super controladora e protetora.

Essa situação não me ajudou a evoluir da adolescência pra fase adulta, a única forma para você sair dessa situação e não piorar, é procurando um Trabalho .
Você é nova ainda, pode conseguir trabalho facilmente dependendo do local. Pode começando de freelancer, ou tentar curso na prefeitura, fazer cursos onlines pra melhorar seu currículo com conhecimentos adquiridos.
Tu só vai conseguir sair desse inferno se conseguir sua independência começando a trabalhar. O tempo passa rápido, se vc continuar para vai ver o relógio passar e geral seguir em frente. Ai vai tá ai aos 35 anos dependendo da mãe p/ tudo e vivendo esse inferno.
Procure um trabalho e saia dessa rotina. Te desejo tudo de bom e boa sorte! Que Deus ilumine o seu caminho.