Por onde eu começo pra sair dessa vida? O que vocês fariam nessa situação? Estou desesperada!

Meus pais sempre foram EXTREMAMENTE controladores e sufocantes, apesar de serem boas pessoas. Agora aos 21 anos, não sei pegar um ônibus sozinha, e nem fazer nada cotidiano,comprar, socializar, nunca trabalhei, nunca saí, nunca me diverti,nada. Igual um bicho. Às pouquíssimas vezes que fiz algo,foi porque eu fugi.

Acho que estou depressiva, porque sinto vontade de me matar todo dia,e uma tristeza inexplicável. Além da minha saúde não estar muito boa. E viver com eles é um inferno por causa do meu irmão, não tenho paz nem um instante,e ele agride, é agressivo,mal posso conversar dentro da minha casa, não pode nada,fica tudo a mercê dele.

E agora acho que tenho síndrome do pânico ou algo semelhante, pois sinto um desespero e um medo terrível de tudo,de todos,e de enfrentar tudo que não sei,medo de não conseguir sair dessa vida,de não ser capaz. Vejo as pessoas e começo a querer passar mal fisico. Muitos traumas e sofrimento psicológico, crises de choro, sensação de desmaio,ou desmaio.

Eu deveria ir ao posto primeiro procurar psicólogo e cuidar da saúde? Ou tentar aprender essas coisas na marra,aos poucos? Ou antes de tudo tentar procurar um emprego e trabalhar?

Me ajudem por favor com bons conselhos, estou desesperada. Por onde eu começo pra sair dessa vida? O que eu faço primeiro? O que eu faço?
25/09/2025 18h40

Você é inteligente e tem bom coração, Deus vai te guiar nessa.

Primeiro de tudo se

espiritualizar. Não é se agarrar a uma religião mas sim buscar uma evolução em seu espírito, faça orações para Deus te mostrar o caminho e os sinais e peça pra vc ter coragem e sabedoria. Ore por seus pais e seu irmão tb.

Pessoas que passam por grandes dificuldades se tornam grandes pessoas. Quando você sair desse buraco não terá limites pras suas conquistas, precisa no entanto focar em romper essa resistência inicial, aprendendo a romper isso vc romperá todas as outras com a mesma maestria emocional e espiritual que aprendeu.

Busque fazer cada um dos desafios aos poucos. Cada pequena conquista te leva a uma conquista maior, vença pequenos medos ... " Aquele que é fiel no pouco é fiel no muito"... Vencendo pequenos medos os grandes encolhem e ficam pequenos também.... Comece atravessando uma rua, depois duas, depois vá um pouco mais longe... Quando tomar gosto tente outro.. peguei um ônibus, visite outro bairro etc ... Devagar, um por um, cada um deles vai ser uma aventura que vc se lembrará pra sempre.

Se quiser tentar uma terapia vc pode buscar o Caps ou algum serviço social na sua cidade. Eu particularmente não gosto muito de serviços gratuitos, mas se há um pânico ou desespero eles podem ajudar sim, ao menos lhe dar os primeiros passos pra sair desse buraco.

O primeiro passo você já deu, reconhecer que precisa sair do buraco. Quando olhamos fora dele entendemos que haviamos confundido o buraco com a estrada da vida e estavamos presos nele, sair dele é sua meta agora, para que vc possa dirigir sua vida na estrada ao invés de continuar rodando em círculos no buraco, a estrada tem outros buracos mas cada um é diferente, tente chegar na estrada primeiro e depois que conseguir tente se manter nela.

Se precisar de ajuda pode contar comigo;)