Por onde eu começo pra sair dessa vida? O que vocês fariam nessa situação? Estou desesperada!

Meus pais sempre foram EXTREMAMENTE controladores e sufocantes, apesar de serem boas pessoas. Agora aos 21 anos, não sei pegar um ônibus sozinha, e nem fazer nada cotidiano,comprar, socializar, nunca trabalhei, nunca saí, nunca me diverti,nada. Igual um bicho. Às pouquíssimas vezes que fiz algo,foi porque eu fugi.

Acho que estou depressiva, porque sinto vontade de me matar todo dia,e uma tristeza inexplicável. Além da minha saúde não estar muito boa. E viver com eles é um inferno por causa do meu irmão, não tenho paz nem um instante,e ele agride, é agressivo,mal posso conversar dentro da minha casa, não pode nada,fica tudo a mercê dele.

E agora acho que tenho síndrome do pânico ou algo semelhante, pois sinto um desespero e um medo terrível de tudo,de todos,e de enfrentar tudo que não sei,medo de não conseguir sair dessa vida,de não ser capaz. Vejo as pessoas e começo a querer passar mal fisico. Muitos traumas e sofrimento psicológico, crises de choro, sensação de desmaio,ou desmaio.

Eu deveria ir ao posto primeiro procurar psicólogo e cuidar da saúde? Ou tentar aprender essas coisas na marra,aos poucos? Ou antes de tudo tentar procurar um emprego e trabalhar?

Me ajudem por favor com bons conselhos, estou desesperada. Por onde eu começo pra sair dessa vida? O que eu faço primeiro? O que eu faço?
25/09/2025 18h25

Emprego é essencial. Mas uma coisa não concorre com a outra. Você pode fazer tratamento

psicológico/psiquiatra e trabalhar.

Foque em ter um espaço apenas seu. Para isso você precisa de dinheiro. Planeje passos pequenos, como dividir espaço/casa/apartamento com alguém. Quem seria? Está disposta a confiar em outras pessoas?

Seria viável morar em uma república? Quais existem, qual é o valor? Que coisas pessoais deveria possuir: roupas, malas?

Baseado na expectativa de gastos fixos: aluguel, alimentação, transporte, etc, avalie se o custo é viável em relação aos empregos que você acredita que consegue. Se não for viável financeiramente, é pensar em como conseguir empregos melhores e suportar o que acontece em sua casa. Até que seja viável.