Edir desculpas mesmo sendo eu a maltratada?

tô em um estágio há 5 meses. no começo até foram legais comigo, mas sempre rolava fofoca, piadinhas e grosserias. muitas vezes zoavam meu cabelo, faziam piadas sem graça, rolavam insultos… e eu sempre fiquei quieta. esses dias eu falei algo que desagradou elas e virou uma confusão. resolvi me posicionar e falei pra minha gerente que as piadas delas me incomodavam, e também comentei que passavam a tarde falando mal dela e de outra funcionária. desde então, 3 delas não falam mais comigo, não deixam eu fazer atividades que antes eram minhas e sempre tomam a frente.
o que vocês acham? nunca fiz mal a ninguém, nunca falei mal de nenhuma. será que eu deveria pedir desculpas, mesmo tendo sido eu a maltratada? ou deixo o clima do jeito que tá e aproveito que elas não estão me passando atividades?
11/09/2025 20h34

Não peça desculpas, pois você não teve culpa. Não se dobre à elas. Se imponha,

não deixe te afetar o que o que elas fazem ou falam. E seja esperta, começa a gravar a conversa delas quando estiverem falando mal de alguém. Comece a produzir provas contra elas, pois pode ter certeza que elas vão tentar te ferrar. Se você não se sentir bem no ambiente, que é realmente extremamente tóxico, procure outro trabalho. Mas não busque a validação delas mesmo estando certa.
Mas o que exatamente você falou que desagradou elas? acho que é importante tu pontuar, porque pode ser que a sua fala não tenha sido legal. Nesse caso, dependendo do que tu falou, talvez seja melhor pedir desculpas.