Como Lula diz que vai tirar o país da situação ruim, sendo que governou cerca de 90% desde os anos 2000?

Na teoria, se fosse pra melhorar já não seríamos país de primeiro mundo ? Pois ainda estamos no mesmo lugar (ou pior) que no começo dos anos 00. Como ainda defender alguém que já teve meu voto no passado ? Não consigo mais.
10/09/2025 12h02

Pois ainda estamos no mesmo lugar (ou pior) que no começo dos anos 00.



Em quê, exatamente? Em 2000 tinhamos 14% da população analfabeta, hoje 7%. Em 2000 7% dos adultos com mais de 25 anos tinham ensino superior, hoje são 20%. Se pegar um recorte mais específico dos 2 primeiros mandatos governo lula, entre 2000 e 2010, pobreza do país caiu de 28% pra 15% e extrema pobreza de 12% pra 6%.

https://exame.com/brasil/extrema-pobreza-e-pobreza-no-brasil-atingem-menor-nivel-da-historia-diz-ibge/

O problema é que você não enxerga como processo ao longo do tempo, espera que em passe de mágica a gente salte de terceiro pra primeiro mundo. Como se executivo tivesse amplos poderes, não houvesse oposição no congresso, teto de gasto, BC independente. Bancada do agro, da galera da faria lima e pro empresariado.

No fim, não vai tirar porque o limite do presidente nesse sistema é esse, presidencialismo de coalizão, negociar com congresso, se abrir pro centrão, tentar sobreviver para as próximas eleições. Somente pelas vias revolucionárias que o sistema politico pode peitar o sistema econômico. E governo lula nunca se propôs a enfrentar nada, nem reforma agrária, nem sistema bancário. Abandonou o discurso radical lá nos anos 90.

Lembro que quando ganhou em 2002, ele que criticou tanto o FHC, manteve a mesma equipe econômica, colocou o Meirelles no Banco central, manteve o tripé macroeconomico. Foi chamado de traidor pela galera da esquerda radical, inclusive o PSOL foi fundado por dissidentes do PT que não concordavam com governo fazendo as mesmas pataquadas do FHC, té os falecidos pedetistas vaiaram o nine no velório do Brizola: