A decadência da Europa é discutida hoje. Mas será que temos moral pra falar?

Mas um país como brasil, eu acho que nem se colonizasse todo o planeta terra conseguiria ser muito mais do que é hoje. Já vi muitos rechaçarem o desenvolvimento de outros lugares, tipo Coréia do Sul, dizendo que foi só por causa dos EUA, que de fato, foi muito fato importante. Mas você acham que se os americanos de bom grado investissem 3 trilhões de dólares amanhã, o brasil mudaria? Eu acho que não.
anônimo
anônimo
09/09/2025 23h18

É óbvio. Um bolsa família e um boom de commodities tirou quase 20 milhões da

pobreza entre 2000 e 2010. Um pingo de assistencialismo e saímos duas vezes do mapa da fome da ONU. Imagina com dinheiro dos outros, sem teto de gastos e de reajuste de salário mínimo.

O problema está em comparar sociedades bem mais velhas e colonizadores com ex colônias bem mais jovens. Brasil das oligarquias do café com leite saltou pra uma das dez economias do mundo.

Não é questão de achar, investimento em educação, infraestrutura e tecnologia sempre gera retorno pra sociedade. Pega uma Finlândia no pós guerra, uma china após revolução. A própria Coreia do sul após a guerra da Coreia. Tudo disparando em alfabetização, são os top do ranking do PISA.

Só que existe um teto no capitalismo e na divisão internacional do trabalho, e esse teto se chama interesse estrangeiro e das elites nacionais. Só através de um governo forte e soberano e de um movimento de massas organizado, de sindicatos a movimentos estudantis dá pra peitar.