06/09/2025 23h45

Para prover "serviços públicos".
Porque vivemos num mundo capitalista, onde o pobre nem mesmo parte

da classe média br: não teria dinheiro para custear as suas necessidades básicas.
Por exemplo: a classe média para usufruir do seu iPhone, depende da estrutura e manutenção dos cabos de transmissão: do Estado.
O rico que nesses tais impostos praticamente não paga absolutamente nada proporcionalmente também no outro exemplo beneficia-se da estrutura das estradas custeadas pelo Estado.
O pobre, num exemplo bem básico depende até do SUS.

Mas também no exemplo bem básico o pobre que depende dos impostos para custear o básico para o mesmo é o que a barca campanha dos ricos que não pagam impostos proporcionais até porque eles podem custear o básico a si mesmos.
Não vejo o pobre por exemplo fazendo campanha da taxação BBB: Bancos, Bets e Bilionários. até porque esse mesmo é aquele um que se lixou para a isenção do imposto de renda para quem ganha 5k, atingindo parcialmente até 7k. tudo por quê, seria necessário que o rico que o pobre defende a tese do imposto é roubo teria que pagar 10% em contrapartida. é o mesmo que não se lixa do congresso proteger este rico que ganha r$ 600.000 para não haver essa contrapartida. E essa contrapartida a virilha de onde? Do pobre.
Mas o porquê mesmo: é porque são impostos que ajudam os estados e o ente federativo embora o país seja o mais desigual do planeta em termos de justiça fiscal e distribuição de renda ou seja rico paga menos impostos do que o pobre embora o pobre cumpre o seu discurso.
Na Somália, não há tantos tributos assim, é um país ótimo para se morar.
Ou um país europeu do Norte nórdico talvez? Ah, seria foda! Porque esses países tbm cobram impostos, inclusive do rico.