Será que essa amizade vale a pena? Como decidir

Não sei se vocês estão acompanhando minha saga com aquele meu "amigo" das postagens anteriores. Nos conhecemos há apenas um mês, conversamos diariamente por mensagens e, às vezes, nos encontramos no trabalho. Combinei de sairmos no domingo e, se tudo der certo, vamos. Éramos apenas amigos, com a possibilidade de algo a mais no futuro, quando nos conhecêssemos melhor.

Conversando, falei sobre gostar de ser romântica. Ele me disse que não é romântico, não tem pretensão de ser e que talvez eu me tornasse um pouco sombria como ele. Depois começou a se definir: disse que não quer me magoar, que talvez não seja quem eu penso, que pode aparentar felicidade, mas por dentro está muito triste; que aparenta honestidade, mas por dentro é frio e vazio; que aparenta infelicidade, mas pode estar enganado. Ele usou muitas metáforas, e eu fiquei pensativa.

No dia seguinte, perguntei se ele queria conversar mais, porque ainda estava confusa. Ele respondeu que a conversa do dia anterior tinha sido suficiente pra ele . Respeitei e seguimos a vida "normalmente."

Mesmo assim, algo ficou estranho para mim. Conversei com três amigas, e duas disseram que talvez o melhor fosse deixá-lo ir, sem nem tentar amizade, já que ele disse não ser honesto. Estou extremamente confusa. Penso em tudo e não consigo chegar a uma decisão.

Ele nunca foi mal comigo. Recentemente, eu estava prestes a cometer uma loucura, e ele me salvou, me alertou sobre os riscos e abriu meus olhos. Também temos conversas sobre o trabalho, sobre o cotidiano, me incentiva a cuidar da saúde física e mental.

Mesmo assim, algumas coisas que ele disse ou fez foram estranhas. Por isso, decidi que não dá pra esperar relacionamento, provavelmente nos machucaria. Mas será que a amizade é realmente ruim? Será que devo tirá-lo da minha vida só por esses defeitos? Ele está na minha vida há um mês, e um deslize não deveria apagar tudo. Talvez ele precise de apoio...
20/08/2025 20h21

Se for só amizade, não vejo problema.