Como contar para uma pessoa sobre uma situação ruim sem ela ficar magoada?

Eu tenho que contar para minha mãe sobre uma situação específica que aconteceu comigo há muitos anos atrás, e essa situação poderia ser evitada se eu não tivesse apanhado e sofrido as punições por isso

Eu não quero exatamente culpar ela, minha mãe é uma pessoa boa, e se ela me bateu foram poucas vezes, mas aconteceu uma situação específica que poderia ser resolvida com diálogo, mas ela me bateu e aplicou um castigo em mim.

E por conta disso eu fiquei com muito medo dos meus pais e fiquei com medo de contar para eles quando a situação acontecia de novo, porque eu tinha medo de apanhar.

Foi virando uma bola de neve e eu me tornei uma criança depressiva e isolada, até que a situação aconteceu de novo e eu tive coragem de contar porque não aguentava mais. Mas para eles só aconteceu duas vezes, e para mim aconteceram muitas vezes.

Eu quero conversar com a minha mãe sobre isso, mas gostaria de falar de uma forma que ela não se sentisse culpada.
anônimo
anônimo
13/08/2025 22h50

Pode ser parecido com o seu relato aqui, você escreve bem, se for boa de

oratória tenta organizar essas ideias em palavras, se não se sentir tão segura da uma pensada antes de falar. Escolhe um momento adequado, tenta falar com calma, pode ser normal se emocionar e esteja preparada para as possíveis reações dela, mas se é algo que te incomoda há tanto tempo deve ser melhor conversar pra tirar logo esse peso das costas. Boa sorte!