Vocês acham esse negócio de separar as gerações em boomer, X, Y e Z é besteira?

Eu sou de 2003 (Z) e vejo uma diferença abismal dos que nasceram em 2000 para os 2008 por exemplo, viveram coisas completamente diferentes na infância e adolescência, além das modas diferentes tbm, e todos seriam consideradas como geração Z
ffm
12/08/2025 22h10

Não, é pra facilitar na hora de analisar estatística. Comparar padrões de consumo, escolaridade, qualidade

de vida, saúde, carreira etc. Em teoria queremos que as futuras gerações tenham uma vida melhor que a nossa por isso é importante analisar e estudar.

Não significa dizer que todos nascidos em uma geração são iguais. Modas de adolescência, infância, isso aí varia mais dependendo do ano.

Por exemplo:

https://exame.com/mercado-imobiliario/logo-na-minha-vez-ficou-mais-caro-geracao-z-enfrenta-desafios-para-comprar-primeiro-imovel/

Esse tipo de notícia diz muito sobre a realidade do jovem, como está o mercado imobiliário, aponta tendências para o futuro, dá sinais para onde o governo e o mercado devem orientar seus esforços.

Alias, verdade seja dita, 2010 pra cá dá pra considerar tudo uma geração só. Usam as mesmas redes sociais, e os mesmos celulares, escutam as mesmas coisas. Talvez seja a década que menos se diferencie da anterior. Um adolescente de 2015 e um de 2025 tem praticamente a mesma vida, sem diferenças gritantes de corportamento, modas etc. Tudo viciado em YouTube, Instagram, smartphone etc. Bem diferente de um adolescente em 1995 pra um em 2005, por exemplo. Um nem tinha internet.