O que difere você de um objeto inanimado? Você sabe que você existe e você sabe que você é único, ao olhar para um espelho e ver seu reflexo, você sabe que o que está ali é você, mas como isso acontece? Por que a matéria simplesmente em um momento do universo decidiu que "A, a partir de agora vamos ter consciência" e surgiu o ser humano, ok que isso aconteceu em bilhões de anos de evolução, e os primeiros organismos eram unicelulares, mas mesmo assim é muito estranho conceber, tudo isso aconteceu especificamente pra que simplesmente o universo conseguisse de certa forma experimentar a si mesmo, sem consciência no universo, é como se ele não existisse, sem ter uma consciência pra observar o universo em algum momento de seu período de vida, o começo meio e fim são a mesma coisa, o tempo só existe pra consciência, não é à toa que teoricamente se passaram 14 bilhões de anos pra você nascer desde o surgimento do cosmos e você "nem percebeu" esse tempo, bem como o espaço a sua volta e o universo como um todo, isso é inconcebível pra mim, e o pior de tudo é que o que eu simplesmente acabei de falar aqui não é nem a ponta do iceberg, tem muito mais coisa envolvido nisso que simplesmente eu não tenho vocabulário e nem raciocínio pra desenvolver, mas que eu sinto dentro de mim a complexidade que é tudo isso. Desabafei desculpa

anônimo
"Pensar sobre a imensidão no universo sempre me inquietou. Porém, acima de tudo, sempre teve
o poder de me colocar no meu devido lugar." - Carl Sagan.Tem uma frase de Fernando Pessoa que ele dizia: não sabemos mais que os outros animais. Sabemos menos, pois os outros animais sabem do que precisam, enquanto nós não. Um javali não se pergunta o porquê a grama é verde, ele somente flui junto com a natureza. Enquanto a gente contesta ela.
O fato de podermos espiar para fora, é uma das engrenagens que cerceia aos poucos nossa sanidade... afinal o que sabemos é uma gota, mas o que ignoramos é um oceano. Um oceano que nos afoga e faz seguir correntezas rumo ao nada.