1 João 2:2: "Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos,
mas também pelos do mundo inteiro."1 Timóteo 2:4-6: "Deus deseja que todos os homens sejam salvos... Cristo se entregou em resgate por todos."
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Se ele morreu por todos então todos serão salvos e isso é afirmar a eficacia da expiação. Não faz sentido Deus condenar pessoas se sua justiça já foi satisfeita, é logica calvinista, que busca não afirma o poder limitado da expiação mas sua eficácia ( temos um paradoxo aqui?) e não é absurdo pensar assim. O problema é realmente a abundância de textos bíblicos que dizem que Jesus deu a vida por toda humanidade. Como novo Adão sua obra teria que ser maior e mais abrangente do que as consequências do pecado do primeiro homem e isso é fuandamentado profundamente nas escrituras. Se eu fosse cristão talvez eu seria universalista, na minha visão a ideia de punição divina é arcaica de mais, eu acho em particular os castigos de Deus no antigo testamento profundamente passionais, reativos, de fundo ciumento e isso não condiz com uma ideia elevada de divindade.