Com tanta crise política, corrupção em tudo que é partido, presidente que só governa por medida provisória ou então acaba caindo por briga entre os poderes... e esse sistema eleitoral caríssimo e cheio de puxadinho... Será mesmo que ainda vale a pena manter essa república presidencialista? Isso aí tá funcionando mesmo ou a gente só continua nisso por costume e medo de algo novo?
Não sabia que Roraima, era o Brasil todo. Essa desinformação nasceu na extrema-direita. Não há
declaração oficial da Venezuela a respeito. Aliás, vale ressaltar que quem governa Roraima é a direita. E foram pedir ajuda para este "presidencialismo" que só governa por "medida provisória", etc etc etcOu seja, o caminho seria a derrubada definitiva do presidencialismo (uma vez que nunca conseguem eleger o seu candidato preferido). O jeito é o golpe ou a revolução anarquista de Nárnia, ou a ditadura. Até porque entregar os anéis e sobrarem só os dedos, os governos do inelegível e Temer o fizeram, para isso tiveram que derrubar uma presidente democraticamente eleita por duas vezes, a primeira mulher da história: Dilma Rousseff. Hoje, com um semi parlamentarismo sem o voto, mas, obviamente para os críticos o problema não está no deputado senador que ele é leve está no presidente no STF e até mesmo no cidadão que exerce seu direito de escolher quem ele quer como presidente.
Os que criticam, críticas vazias não compreendendo como o sistema funciona, são os mesmos que certamente ajudar a eleger muito dos congressistas que temos hoje.
São os mesmos que elegeriam um Congresso pior, isso é, se não despolitizar o coleguinha, com o manjado mimimi do nem-nem, assim sendo presa fácil de discursos vazios e mantendo a hegemonia, inclusive golpista, criminosa, que hoje domina o parlamento brasileiro. Mas... toda a desgraça provocada por outros: é do presidente, os méritos? Jamais!