O que você acha de trabalhar com um autista?

Na equipe que estou gerenciando contrataram um, colocaram pra trabalhar comigo porque acharam que ele iria se adaptar mais na minha equipe justamente por não termos problemas internos, 3 anos e as mesmas 5 pessoas trabalhando juntos, a maioria dos estagiários são treinados com a gente também.

O cara chegou eu apresentei as coisas pra ele, mas é difícil, ele mais atrapalha do que ajuda. Estávamos numa reunião e ele deu uma sugestão, eu ouvi, mas realmente não fazia sentido aí outra pessoa explicou para ele na maior paciência do mundo do porque não devemos fazer daquele jeito.

Quando fui no banheiro ele tava chorando e puxando os cabelos. Conversei com e ele ficou mais calmo, ontem ele deu um empurrão numa funcionária, segundo ele esbarrou sem querer, mas foi suficiente para a moça cair, olhei nas câmeras e foi intencional mesmo.

Levei esse caso ao RH e eles estão analisando.
anônimo
anônimo
25/07/2025 15h21

Não sei, nunca trabalhei com um, mas imagino que depende de cada pessoa. Inclusão é

importante, mas a romantizam tanto que se esquecem que alguns vão conseguir se adaptar melhor, outros nem tanto. Sempre vai existir divergências, não é só jogar a pessoa lá no meio dos outros e esperar que ela se vire. O caso desse seu colega é complicado. Teria que ver se ele é assim o tempo todo, ou se foi algo isolado por causa do estresse de ter um começado um trabalho novo e da crítica que recebeu. Ao mesmo tempo, se ele sair tendo crise toda vez que for contrariado, vai ficar insustentável.