Como aconselhar meu amigo (separação)?

Estou conversando com um amigo e ele está muito confuso, indeciso e cansado.
Ele é casado, mas nunca conseguiu viver bem com a esposa. Primeiro, nunca moraram juntos, ela só passou um curto período de tempo na casa que ele mora com a mãe.
Além disso, ele a traiu antes mesmo de casar, pois não conseguia ter relações em paz e achou que o problema era com ele (a mulher era virgem e reclamava de tudo, achava que tinha que chegar lá os dois ao mesmo tempo, etc. Etc etc). Não acho justificável, mas foi o que ele disse. Falei pra ele que eles deveriam ter terminado aí, mas ele falou que tinha toda a questão da igreja, pois tinham tido relações, etc.
Depois disso, ele me disse que teve outras traições mais pontuais, mas ele acabou se apaixonando por uma moça que não queria nada com ele.
Ele está tentando se separar, mas a mulher não quer aceitar, e além de tudo ela é crente, então tem toda a questão bíblica do divórcio. Ela também ameaça tirar a própria vida.
Ele esta totalmente perdido, porque a outra moça acabou que se apaixonou por ele e eles têm uma relação amorosa agora.

Dicas aí pro meu amigo? Eu não sei mais o que dizer pra ele...
Já disse até pra ele ficar sozinho, porque tá tudo errado aí.
23/07/2025 12h57

Não aconselha. Ele é adulto e deve resolver o problema dele.
Primeiro, casou porque quis.
Trair é

falta de caráter. Qualquer tipo de explicação é desculpa.
Ele precisa escolher se quer ser fiel ao que ele sente ou a igreja. Está claro que está preocupado apenas com as aparências. Mas desrespeitar a esposa, pode. Igreja só serve de desculpas para ele não fazer o que precisa.

Não existe isso de não querer separar. Simplesmente pede para o advogado entrar com o processo.
Sobre dizer que quer se matar, é falar para ele procurar um psiquiatra. Não conheço a pessoa, pode ser verdade, mas soa como chantagem emocional.

Falta de mãe e pai dizer para virar homem e assumir as responsabilidades dele. Tem perfil de pessoa que viveu a vida toda às custas de pai e mãe e não sabe fazer nada sozinho.