Quanto tempo eu tenho e preciso pra reatar a minha vida?

Já estamos na metade do ano, e eu sinto que não fiz nada útil ou produtivo, só fiquei jogando xadrez e sofrendo por umas coisas idiotas.

Ano que vem eu saio da escola, e eu não sei o que fazer, eu sou um perdedor, pior que isso, um fracasso total. Eu não sei fazer nada, não tenho nada pra colocar no currículo. E eu não sou inteligente, minhas notas são péssimas e eu não consigo aprender nada de matemática ou dá materia. Acho que minha única esperança é o exército.
18/07/2025 17h29

Primeiro de tudo, você não é um fracasso. Nem de longe. Você está passando por

um momento difícil, sim, mas isso não define quem você é, muito menos quem você pode ser.

Estar confuso, perdido ou frustrado quando jovem não é sinal de fraqueza, é sinal de ser humano. Sabe por quê? Porque você sente, você pensa, você se importa. Só de você estar refletindo sobre isso e desabafando, já mostra que você não se conforma com o que está sentindo, e isso já é o começo da mudança.

Sobre o xadrez: isso não é "fazer nada". Jogar xadrez é raciocínio, estratégia, paciência. Você sabe quantas pessoas não têm a menor paciência pra isso? Você tem uma habilidade que poucos têm.

Você acha que não aprendeu nada... mas e se o que você tá aprendendo não for só matéria? Talvez esteja aprendendo sobre resiliência, autoconhecimento, lidar com frustrações, questionar a vida, se reconstruir. Coisas que não vêm com nota no boletim, mas que moldam o tipo de adulto que você será.

Sobre o currículo: ele se constrói aos poucos. Hoje não tem nada? Tudo bem. Amanhã pode ter. Um curso básico online. Um projeto pessoal. Qualquer passo, por menor que pareça, já é construção. E você pode começar hoje, sem precisar esperar um milagre.

Ser dispensado do exército? Pode parecer o fim, mas pode ser livramento. Sabe quantas pessoas entram no exército por falta de opções e saem mais perdidas do que entraram? A sua vida não depende de uma farda. Ela depende de você continuar tentando, mesmo machucado.

Você não está sozinho. Tem muita gente que já sentiu exatamente o que você está sentindo agora, inclusive pessoas que hoje estão bem, realizadas, e que um dia também se chamaram de fracassadas.

Você está no começo da vida adulta ainda, pode ser triste, mas espero que consiga conquistar o que deseja.