Se você fosse escrever um livro de ficção, e ele fosse ambientado em lugares do mundo real...

...você se preocuparia em retratar "fielmente" as referidas ambientações?

Um escritor foi fazer um livro de ficção, ambientado em Paris, França, e fez uma extensa pesquisa sobre a cidade (nunca tinha estado por lá pessoalmente). Quando ele finalmente conheceu ao vivo uma leitora parisiense, ela detectou uma porção de erros na maneira como ele colocou que seria o lugar no livro (em comparação a como é o cenário de verdade).

Algumas pessoas acharam a tal leitora muito chata, considerando que o livro é imaginário... mas outras pessoas indicaram que não poderia ter erros, já que Paris é existente na realidade.

Não sei... eu sempre faço pesquisas de cenários de outros países e planetas e de receitas de cozinha para fazer meus livros de ficção no caso! Até passei a incluir referências a pontos turísticos, pratos típicos e souvenires... pois e você? Veja isso aí!
17/07/2025 20h16

Eu tentaria ser o mais fiel possível ao lugar. Sobre a opinião contrária da leitora,

eu acho que faz parte. Quando se mora há muito tempo no mesmo lugar, a pessoa tem uma visão "viciada" desse ambiente, que difere de quem está olhando com uma perspectiva de fora. Mesmo que o autor tivesse tentado ser muito fiel, ambos têm perspectivas muito diferentes sobre a cidade.