O governo do Brasil estuda uma maneira de retaliar o governo Trump nos EUA quebrando patentes como a de medicamentos, por exemplo... Isso seria uma forma de punir os EUA sem causar inflação, uma vez que o aumento de taxas prejudicaria o consumidor no Brasil.
No entanto, isso pode causar distorções no mercado e afastar investimento estrangeiro em setores afetados.
Qual a sua opinião sobre essa medida? Valida? A mais acertada? Ou isso tacaria mais lenha na fogueira?
No entanto, isso pode causar distorções no mercado e afastar investimento estrangeiro em setores afetados.
Qual a sua opinião sobre essa medida? Valida? A mais acertada? Ou isso tacaria mais lenha na fogueira?
Acho ótimo, pena que isso não é resultado de planejamento mas sim trocar pneu com
carro andando.Já passou da hora de termos nossa própria indústria de farmacêuticos, reduzir ao máximo importar remédio, equipamento, insumos.
Na teoria, governo pode desenvolver medicamentos próprios a partir de fórmulas de empresas estrangeiras. Ao usar um insumo importado, até pra fazer genérico, a gente paga um taxa ao país e a empresa que possui a fórmula. Com essa alteração, tá liberado o ctrl c . É válido em caso de urgência sanitária, emergência na saúde pública ou interesse público. Os 3 casos se justificam em caso de sanções.
Vai baratear o custo de operação do SUS, por exemplo, além de cortar o lucro da empresa americana que recebe daqui. O problema é que pra fazer isso é preciso licenciamento compulsório e pra circular no sistema de saúde precisa de autorização da Anvisa, o que levaria um bom tempo pra substituir o tanto de medicamento americano que a gente usa.
Aliás, se o governo lula fosse pirocudo mermo, cobraria atendimento médico no SUS pra americano, por medida excepcional enquanto durar a sanção. O turismo médico é cada vez maior, vagabundo todo lascado finge que tá de férias e faz check-up, diagnóstico, exame, tudo 0800 aqui. E ainda cobraria mais caso fosse em particular, tem pra onde correr não.
https://www.cnnbrasil.com.br/colunas/david-uip/saude/turismo-medico-em-alta-no-brasil/
Nos anos 80 passamos por isso, a indústria da informática brasileira usou muitas peças e componentes eletrônicos copiando modelos americanos e japoneses. A gradiente tinha um computador estilo Windows, tinha um protótipo de mouse. Vagabundo do Reagan, temendo perder a galinha dos ovos de ouro, sancionou geral. O que matou nossa indústria nacional, nos anos 90 fomos inundados pelos produtos americanos e o resto é história.
Afastar investidor? Mais boas notícias. Nunca vi país sair da merda por causa de dinheiro de investidor. Ainda mais aqui, paraíso da especulação.