É errado pensar que trabalho é só um meio de sobrevivência?

e que não preciso obter nenhum tipo de satisfação pessoal com ele, ou vocês acham que é uma forma limitante de ver a vida?
10/07/2025 19h50

Conforme o passar dos anos você vai percebendo que a sua vida vai ser aquilo

ali, trabalhar pra ter dinheiro. E como um mecanismo de defesa, você vai começando a misturar trabalho e vida pessoal, pouco à pouco.

Chega um momento que o trabalho acaba se tornando uma de suas realizações pessoais, é um mecanismo de defesa pra lidar com o sofrimento que é viver pra trabalhar. As pessoas com quem trabalha? Se tornam sua nova família, afinal, você passa mais tempo com eles do que passa com seu parceiro.

Os sonhos da empresa? se tornam parte de você também.

A validação da empresa? Também se torna parte de você. Você não mais trabalha por que acredita na mudança. Trabalha por que lhe foi ensinado, pela sua família, que o que você faz é o suficiente pra a empresa.

Você se torna mais do que funcionário, vira quase um sócio da empresa, a única coisa que realmente não muda sozinho na sua vida será o salário.

Mas um dia a "magia" acaba, um dia você estará velho demais pra querer viajar o mundo, escalar montanhas, ter filhos ou encontrar um verdadeiro amor. Um dia a sua "família" vai te expulsar pra salvar as contas do barco de papel. E aí você voltará pra casa e perceberá o quanto mudou, se olhará no espelho notando as rugas e os cabelos. E neste instante pensará "o que eu faço agora?".

Então eu te pergunto. Será que vale a pena trabalhar para ganhar satisfação pessoal?