Um amor homoafetivo e uma insegurança terrível pela primeira vez, simplesmente não sei o que fazer...

Nos últimos meses, me aproximei muito de uma colega de trabalho chamada Adriana. A vida nos colocou no mesmo barco e, desde então, viramos grandes amigas. Compartilhamos conversas íntimas — inclusive sobre sexualidade, algo que nem minha melhor amiga sabe.

Desde criança, eu sinto interesse pelo feminino, mesmo tendo me apaixonado por homens durante a vida toda. Não me considero bissexual, talvez porque no fundo eu saiba que sou, mas ainda não consigo aceitar isso racionalmente.
O que me surpreendeu agora foi me ver apaixonada pela Adriana. Pela primeira vez, sinto algo profundo por uma mulher — não é só desejo, é amor. Quero estar com ela, mas tenho medo de revelar isso por vários motivos:

Não me sinto pronta para viver um relacionamento homoafetivo — isso mexeria com meus valores, minha identidade, minha história.

Tenho muito medo de perder a amizade. Já me abri com amigos antes e acabei sendo deixada de lado, inclusive em momentos difíceis.

A própria Adriana, embora seja bissexual, nunca se relacionou com mulheres. Ela vem de uma família evangélica e, mesmo sendo gentil e aberta comigo, diz que um dia vai “mudar” e que acredita que isso é pecado.

Além de tudo isso, tem a Sara (hetero), uma outra amiga do nosso grupo que é ainda mais próxima da Adriana. Elas se falam o tempo todo, trocam confidências, brincam de um jeito muito íntimo. Isso me deixa insegura, com ciúmes, e ao mesmo tempo sem lugar pra falar nada. Eu não quero me machucar nem machucar ela.

E nos já conversamos no passado sobre a nossa insegurança sobre nos expressar e dizer pra pessoa que amamos sobre amá-la kkkk.
10/07/2025 19h31

Se abre logo pra ela. Conte seus sentimentos. Melhor do que se frustrar calada.